Afiação de facas: Conheça os ângulos de afiação e geometria dos fios – Metalúrgica Costa e Fio
Close

junho 9, 2022

Afiação de facas: Conheça os ângulos de afiação e geometria dos fios

Afiação de facas: Conheça os ângulos de afiação e geometria dos fios

Quando o assunto é faca de qualidade, logo todos imaginam uma faca afiadíssima, certo? Mas acredite, aquele fio de corte extremamente afiado, chamado por muitos de fio navalha, não se aplica a todas as facas. Isso porque, ele só é possível e adequado se a faca for uma “Faca Fina de Dorso”. Este tipo de faca se caracteriza por ter uma espessura de dorso entre 1,5mm a 2mm, onde, a partir daí, através das técnicas de afiação, se poderá obter uma angulação que permitirá chegar a esse Fio Navalha.

E o que muita gente não sabe, é que, para falar de afiação de facas, é preciso falar sobre ângulos. O fio navalha, ou fio de barbear, por exemplo, é um fio de 10º a 15º e somente é possível alcançar esse fio em facas extremamente finas, pois o desbaste para atingir essa angulação deverá seguir o desbaste da faca. Ou seja, se a faca for muito grossa, será preciso desbastar muito para cima (subindo na faca).

O ponto positivo é um fio extremamente fino e preciso, mas há também um ponto negativo, que é a grande facilidade de perder o fio, além da facilidade de quebrar a lâmina se for de um aço muito duro.

Ainda falando sobre angulação, o próximo ângulo seria o ângulo de 15 a 20 graus, que terá que ser feita praticamente com o mesmo processo do ângulo navalha. Se for mais perto dos 20º a afiação não se torna complicada, e qualquer faca de até 3,5mm de dorso pode adquirir essa angulação. Aqui, os pontos positivos e negativos são similares ao fio de 10º a 15º.

A angulação mais utilizada é de 25º a 35º, chamada de uso geral, e pode-se considerar de 20º a 25º a angulação ideal para este uso, com facas de serviços domésticos gerais, desde facas de cozinha, para fatiar ou picar frutas e legumes até facas de churrasco.

Por fim, vem a angulação de fio mais robusta, com resistência mecânica de suportar serviços mais pesados, aplicada às facas de campo, facões e machadinhas, que são ferramentas de uso mais agressivo.

GEOMETRIA DE FIOS

Mas afinal, qual o procedimento adequado quando sua faca não estiver mais cortando? Acredite, muitas vezes isso ocorre devido à geometria do desbaste da faca.

Quando se fala em desbaste, é em relação ao desbaste do corpo da faca, feito na cutelaria. Já o fio (micro fio) onde realmente corta e afiamos, são todos FLAT por causa da geometria angular de afiação.

Por exemplo, um fio mais robusto, com desbaste convexo, é mais indicado para machados, machadinhas ou ferramentas que irão sofrer impacto. Neste caso, o micro fio precisa de um suporte mecânico para não quebrar. Esse tipo de fio não é indicado para facas de churrasco e cozinha.

Já o chamado Desbaste Flat, que é um dos mais comuns, pode ser aplicado tanto em facas quanto em ferramentas de camping, pois oferece uma excelente precisão de corte e conta com uma estrutura física (grande quantidade de massa atrás do micro fio), capaz de auxiliar no suporte dele.

Para quem busca o desejado e preciso fio navalha, o desbaste côncavo é o mais indicado. Mas apenas para facas, pois não possui nenhum tipo de suporte mecânico ao micro fio, que possa conter impactos sem danificar o fio.

E então, já conferiu como está o fio de suas facas?

Lembre-se sempre que, independente da faca e de sua angulação e fio, alguns cuidados são importantes para sua manutenção e qualidade de uso, como armazená-la sempre higienizada e em compartimento separado dos demais talheres, seja em uma caixa, gaveta, ou enrrolada individualmente em um pano/tecido próprio, ou em uma bainha de couro. Simples cuidados como esses podem contribuir bastante para o prolongamento do fio de suas facas.

Como escolher a faca com o fio ideal

Na hora de escolher as facas com o fio de sua preferência e chairas que possibilitem uma melhor qualidade de afiação, conte com as facas e chairas da Costa e Fio.

As facas da Costa e Fio são produzidas em aço inox AISI 420, termicamente tratadas e com acabamento refinado, realçando a estética do produto. A qualidade pode ser conferida tanto nas lâminas, quanto nos cabos, que são produzidos com canela de boi, proporcionando boa empunhadura e durabilidade. Conheça a linha completa de facas e chairas especiais para profissionais exigentes.

E se você também é um admirador da cutelaria, acompanhe as publicações da Costa e Fio aqui no blog e também nossas postagens nas redes sociais e fique por dentro dos conteúdos, novidades e curiosidades que envolvem o mundo da cutelaria.

junho 9, 2022 < a href="https://metalurgicacostaefio.com.br/author/aferreira385/" title="Visualizar todas as postagens por aferreira385" rel="author">aferreira385 Chairas, Facas