Como a Chaira certa pode transformar sua faca – Metalúrgica Costa e Fio
Close

maio 27, 2022

Como a Chaira certa pode transformar sua faca

Como a Chaira certa pode transformar sua faca

Tanto os profissionais da cozinha, quanto os admiradores e praticantes da culinária diária sabem que, em uma cozinha, é fundamental que as facas estejam devidamente afiadas. Para isso, uma das técnicas principais para afiar a lâmina das facas é através do uso de chairas, um utensílio indispensável para quem gosta de praticidade e agilidade na hora de afiar rapidamente qualquer tipo de faca.

Porém, nem todas as chairas são iguais. Sendo assim, antes de identificar qual chaira utilizar, é necessário verificar se o fio da faca precisa somente de manutenção ou se está cego, por exemplo. Isso porque, uma Chaira Estriada irá realinhar as imperfeições microscópicas do fio da lâmina, podendo ser utilizada frequentemente, até mesmo antes ou após todo uso da faca. Já uma Chaira Diamantada irá remover parte do aço da lâmina, criando um novo fio. Ao escolher a chaira a ser utilizada, o ideal é que ela tenha o tamanho igual ou maior ao da faca que será afiada.

Como utilizar as Chairas de forma adequada

Confira a seguir um breve passo a passo com a sugestão de como utilizar uma chaira da forma mais adequada, na hora de afiar o fio de uma faca:

A maneira mais segura de utilizar uma chaira é apoiando sua ponta. Com sua mão não-dominante, apoie a ponta da chaira para baixo em uma superfície firme. Pode ser uma tábua de corte. Com sua mão dominante, segure a faca e encoste-a na chaira. Você deverá começar o movimento sentido calcanhar para a ponta da lâmina, puxando a faca em sua direção e para baixo simultaneamente, como se fosse delicadamente fatiar algo. Incline a faca de modo que forme um ângulo de 15 a 20 graus entre a faca e a chaira. Se estiver utilizando uma faca oriental (exemplo: Santoku), incline a faca para formar um ângulo de 10 graus. Suavemente, puxe a faca em sua direção enquanto desliza para baixo, terminando com a ponta da faca juntamente com a ponta da chaira. É fundamental sempre manter o ângulo correto durante os movimentos. Uma faca afiada demanda 2-3 repetições, enquanto uma faca mais cega demanda mais repetições para aprimorar o fio. Faça o mesmo movimento com o outro lado da faca para finalizar.

Após utilizar a chaira é importante limpar a faca para remover qualquer excesso de limalha que pode ficar na lâmina.

Chairas Estriadas

É comum que a lâmina das facas perca o fio ao longo dos anos e conforme a sua frequência de uso. E através do uso da chaira é possível realizar uma manutenção adequada para o fio da faca, removendo imperfeições microscópicas, e tende a diminuir o tempo entre cada afiação, com maior desbaste (através de pedras ou Chairas Diamantadas).

Chairas Diamantadas

Quando a lâmina de uma faca está cega, para recuperar este fio é necessária a afiação dele através de uma Chaira Diamantada. A diferença entre essas chairas e as estriadas é que essas são altamente abrasivas e provocam um desbaste mais acentuado no aço da lâmina, formando o fio novamente. E as Chairas Diamantadas produzem um ótimo fio na lâmina quando utilizadas corretamente.

Dependendo do tamanho da chaira, ela pode conter até 2 milhões de grãos de diamante em sua superfície, que favorecem o desbaste, com uma granulação bastante fina, ideal para garantir um acabamento liso e bastante afiado no fio.

Chairas Costa e Fio

As Chairas Costa e Fio são conhecidas pela sua qualidade e durabilidade, por serem desenvolvidas com uma técnica que não retira o material da faca, apenas endireita a lâmina. Devido a este diferencial, elas podem ser utilizadas diariamente ou sempre que uma faca não cortar adequadamente.

Confira 6 cuidados essenciais para a manutenção das chairas:

  1. Use água corrente e detergente neutro;
  2. Utilize sempre uma esponja macia (nunca utilize a parte abrasiva da esponja);
  3. Após a lavagem seque-a bem;
  4. Não deixe sua chaira de molho;
  5. Ao guardá-la, deixe a chaira pendurada na vertical. Se não for possível, pode deixar na horizontal em uma divisória separada;
  6. Nunca guarde sua chaira úmida.

Conheça as Chairas da Costa e Fio:

As Chairas Costa e Fio são disponibilizadas em 3 diferentes linhas: POP, PROFISSIONAL e PREMIUM.

Linha POP: Estas chairas são produzidas com tecnologia sofisticada, em aço carbono SAE 1045, sendo ideais para quem busca qualidade, sem abrir mão do custo/benefício. Elas apresentam cabos coloridos e são indicadas para uso doméstico e de brindes corporativos.

Linha Profissional: Produzidas com tecnologia sofisticada em aço carbono 1045, são temperadas, o que garante sua dureza. Revestidas em cromo duro, recebem uma camada extra de dureza proporcionando seu uso prolongado. Todas as peças são imantadas, o que garante que a limalha da faca no processo de afiação fique na chaira e não no alimento. São ideais para profissionais que trabalham em açougues e frigoríficos, chefs de cozinha e indicadas também para o uso doméstico.

Linha Premium: Conta com produtos diferenciados, voltados para pessoas com gosto requintado e que valorizam a importância de uma boa chaira para a afiação de suas facas. Há um modelo em especial, em que as chairas são produzidas com tecnologia sofisticada em Aço Prata Tungstenado, com alta dureza superficial, associada à resistência ao desgaste. A linha também conta com kits de chaira e faca que vem em estojos produzidos com madeira de lei, escavados e envernizados, podendo ser personalizados conforme necessidade do cliente.

Na hora de afiar as suas facas, conte com as diferentes opções de Chairas da Costa e Fio!

maio 27, 2022 < a href="https://metalurgicacostaefio.com.br/author/aferreira385/" title="Visualizar todas as postagens por aferreira385" rel="author">aferreira385 Chairas, Dicas & Sugestões, Facas