História da Cutelaria – Metalúrgica Costa e Fio
Close

março 16, 2020

História da Cutelaria

História da cutelaria

A arte ou o ofício da cutelaria engloba a fabricação de todos os utensílios metálicos de corte e de perfuração, ou seja, facas, tesouras, espadas, machados, entre outros.

Se estudarmos a história por trás dessa arte, a verdade é que as lâminas acompanham a humanidade há mais de 6,6 milhares de anos A.C., desempenhando as mais diversas funções e sendo produzidas a partir de diversos materiais. As primeiras facas conhecidas, por exemplo, eram feitas de pedaços de pedra lascada com uma borda afiada, que era usada para cortar, raspar e bater o alimento.

Ao iniciar o período de dominação do fogo, a humanidade aprendeu a manipular os metais, evoluindo essa arte e construindo utensílios, ferramentas e armas que foram essenciais para a sobrevivência e evolução da nossa espécie.

As primeiras facas de metal eram adagas simétricas de dois gumes feitas de cobre. A primeira faca de um único gume foi feita na Idade do Bronze, cerca de 4000 anos atrás. Com o desenvolvimento das técnicas de uso do fogo, das ligas metálicas e da dobradura do metal (inicialmente, com bigorna e martelo), surgiram várias qualidades de aço e peças cada vez mais expressivas, com usos diversos, como a caça, o combate, o uso culinário e até decorativo.

Temos um vínculo especial com ferramentas, por isso, quando compramos uma faca para caçar ou pescar, o produto escolhido não deve apenas ter um desempenho duradouro e de qualidade, mas também ter um design atraente e um acabamento que dê ao proprietário uma sensação de orgulho.

A principal matéria-prima para a cutelaria é o aço, já que as propriedades do material são a ligação do ferro e do carbono. Entretanto, é preciso saber que existem diferentes tipos de aço, entre eles: carbono, liga, damasco e inoxidável. Tudo isso para resultar em diferentes tipos de peças. A maioria dos países do mundo, por exemplo, tem uma lâmina relacionada à sua cultura e história, como é o caso das Espadas de Toledo, das lendárias Katanas, dos Machetes da América do Sul ou das Facas Gurkhas‎ indianas.

Para quem gosta de cutelaria, a Costa e Fio é, sem dúvida, uma marca bastante especial. Referência no segmento, ela desenvolve técnicas e produtos de qualidade há mais de 20 anos. Atualmente, sua linha de produtos conta com mais de 26 modelos fixos de chairas, produzidas com tecnologia sofisticada, em aço carbono e lâminas endurecidas por meio de tratamento térmico indutivo, imantadas e revestidas em cromo duro, proporcionando uso prolongado. As chairas podem receber cabos em madeira de lei envernizada, guarnecidos com protetor de mão em aço inox, ou cabos plásticos em polipropileno asséptico e esterilizável, resistentes a temperaturas de até 130°C.

Além das chairas, as facas Costa e Fio são produzidas em aço inox, com possibilidade de cabos em osso, madeira ou chifre.

março 16, 2020 < a href="https://metalurgicacostaefio.com.br/author/costaefio/" title="Visualizar todas as postagens por Equipe Costa e Fio" rel="author">Equipe Costa e Fio Facas cutelaria, facas