NOVEMBRO AZUL – Cuidado e Prevenção – Metalúrgica Costa e Fio
Close

novembro 11, 2020

NOVEMBRO AZUL – Cuidado e Prevenção

NOVEMBRO AZUL - Cuidado e Prevenção

Assim como o mês de outubro é mundialmente conhecido como Outubro Rosa, para divulgar a prevenção ao câncer de mama, o mês de novembro também assumiu um importante papel de conscientização e prevenção ao câncer de próstata com o Novembro Azul. Busca conscientizar os homens para a prevenção e diagnóstico precoce da doença, além da atualização de exames e outros cuidados com a saúde.

Como surgiu o Novembro Azul

O movimento surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que ocorre no dia 17 de novembro. A iniciativa foi de um grupo de amigos que resolveu deixar o bigode, que na época estava fora de moda, crescer, com o objetivo de chamar a atenção para a saúde masculina.

A partir desse movimento, surgiu a Movember Foundation, uma organização sem fins lucrativos que busca arrecadar fundos para pesquisar e auxiliar o tratamento do câncer de próstata e outras doenças predominantemente masculinas. E, em pouco tempo, o Novembro Azul foi expandido. Hoje é realizado em vários países, assim como o Outubro Rosa, ambos, voltados para a conscientização e prevenção do câncer de Mama e de Próstata, respectivamente.

O câncer de próstata é considerado o tipo mais comum de câncer entre os homens e responsável pela morte de 28,6% dos pacientes que desenvolvem neoplasias malignas. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas e em seu tamanho se assemelha a uma castanha. Ela fica localizada abaixo da bexiga e sua principal função é a produção de esperma. Entre os principais fatores de risco que aumentam a propensão a desenvolver a doença estão: o histórico familiar de câncer de próstata na família (pai, irmão e tio); a raça, já que homens negros apresentam maior incidência deste tipo de câncer; e a obesidade.

A prevenção é considerada a melhor alternativa para um diagnóstico precoce. Isso porque a doença não apresenta sintomas na fase inicial e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, o que dificulta a cura. Os sintomas da fase avançada são:

 

  • dor óssea;
  • dores ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

 

Se os sintomas aparecem somente na fase aguda da doença, quando o tratamento já não é tão eficaz quanto seria nas fases iniciais, um diagnóstico precoce é considerado fundamental para prevenção e tratamento eficaz. Sendo assim, a campanha Novembro Azul vem justamente para incentivar a prevenção a partir do diagnóstico precoce, que pode ser identificado com a realização de consultas e exames de rotina.

A recomendação do Ministério da Saúde é: homens a partir dos 45 anos e com fatores de risco, ou com 50 anos e sem estes fatores, devem consultar com um urologista para realizar o exame de toque retal, que possibilita que o médico avalie possíveis alterações da próstata, como endurecimento e nódulos suspeitos. O exame de toque retal é extremamente importante, já que cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata receberam o diagnóstico devido à alterações identificadas com o toque retal. Após o exame de toque, possivelmente o médico solicite outros exames, caso haja suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise.

Tratamento

Os tratamentos variam conforme o estado de saúde do paciente, estágio da doença e expectativa de vida. Há casos de tumores de baixa agressividade em que há a opção da vigilância ativa, na qual é realizada apenas um monitoramento periódico da evolução da doença, com intervenções se houver necessidade.

Alimentação adequada atua na prevenção e combate ao câncer

Assim como muitos alimentos podem contribuir para o desenvolvimento de células cancerosas e seu consumo deve ser evitado, há outros, que contribuem para uma alimentação saudável e equilibrada. Confira a seguir a relação dos alimentos que contribuem para a prevenção de vários tipos de câncer, apontados pela coordenadora de nutrição da rede Mundo Verde, Flávia Morais:

  • Soja e derivados: fonte de isoflavonas, protege contra várias formas de câncer, destacando-se os cânceres de mama e próstata.
  • Tomate, goiaba e melancia: contém licopeno, substância antioxidante responsável pela coloração vermelha desses alimentos. Estudos comprovam a ação do licopeno na prevenção do câncer de próstata.
  • Vegetais crucíferos (brócolis, couve-flor e repolho): contêm sulfarofanos, substâncias capazes de eliminar substâncias químicas responsáveis por mutações cancerígenas. Seu consumo tem sido associado a um menor risco de câncer de mama, útero, próstata, intestino, bexiga, pulmão e laringe.
  • Linhaça: fonte de lignana, um fitoestrógeno de ação relacionada à prevenção de câncer de mama, colo do útero e próstata.
  • Chás verde e branco: ricos em compostos polifenóicos de efeito anticancerígeno. As catequinas dos chás verde e branco atuam inibindo a iniciação e o desenvolvimento de tumor (pulmão, esôfago, duodeno, pâncreas, fígado, mama e cólon).
  • Uvas vermelhas, suco de uva e vinho tinto: contém altas concentrações de antioxidantes fenólicos (catequina, epicatequina, resveratrol) que são potentes agentes preventivos do câncer.
  • Alho: fonte de alicina. Inibe a ação de nitrosaminas, associadas ao câncer do aparelho digestivo.
  • Frutas cítricas (laranjas, limas, limões e tangerinas): fontes de vitamina C e limonóides, substâncias antioxidantes. Apresentam efeito preventivo contra o câncer.
  • Probióticos: reduzem o risco de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.
  • Cúrcuma: fonte de curcumina, um potente antioxidante, que atua na prevenção do câncer, pois induz a morte das células malignas.
  • Azeite de oliva extravirgem: fonte de antioxidantes fenólicos. Reduz o risco de câncer de mama e de pulmão.

Ao consumir alimentos que contribuem para uma vida mais saudável, conte também com a linha completa de produtos Costa e Fio, que inclui facas, chairas e equipamentos gastronômicos como fornos de lastro, bifeteiras e chapas gourmet, que facilitam o preparo de um cardápio prático e saudável.

 

Fontes:

  • Agência Brasil
  • Sociedade Brasileira de Urologia
  • ladoaladopelavida.org.br

novembro 11, 2020 < a href="https://metalurgicacostaefio.com.br/author/costaefio/" title="Visualizar todas as postagens por Equipe Costa e Fio" rel="author">Equipe Costa e Fio Ação Social