Como organizar, manter e guardar corretamente facas e chairas – Metalúrgica Costa e Fio
Close

janeiro 20, 2021

Como organizar, manter e guardar corretamente facas e chairas

Conjunto de 6 facas Costa e Fio com uma chaira

Utensílios básicos em uma cozinha, tanto para o preparo ou para o consumo das refeições, os talheres e, em especial as facas, são fundamentais. Mas, se para os talheres aquela gaveta ou porta tudo servem, para os objetos de cutelaria, como facas e chairas, alguns cuidados especiais ao manuseá-los e ao guardá-los, podem prolongar sua qualidade e durabilidade. Acompanhe nossas dicas para manter seus itens de cutelaria em dia.

Uma boa faca afiada é um dos itens principais de uma cozinha para o preparo das refeições, especialmente se envolverem carnes ou legumes que precisam ser descascados. Ter diferentes opções e modelos de facas é um grande benefício, pois algumas têm funções específicas, e assim, o preparo dos alimentos se torna mais eficiente e prático. Especialmente se você gosta de variar na cozinha, preparando peixes e outras carnes, saladas, frutas e legumes.

Ao contar com tantos utensílios, é preciso um lugar para guardá-los de forma adequada. Ao guardar todos os itens em um só lugar, geralmente em uma grande gaveta, pode tornar difícil o momento de achar os itens mais usados no dia a dia, como aquela faca do chef, em meio aos demais itens.

Para evitar que perca tempo procurando suas facas em meio aos demais utensílios, vamos ajudá-lo com algumas dicas de como organizar seus itens de cutelaria de forma prática, eficiente e também segura. Já cogitou, por exemplo, que não precisa guardá-los necessariamente nas gavetas da cozinha? Confira a seguir as sugestões que preparamos para facilitar o seu dia a dia:

 

Dica 1 – Separe os itens usados diariamente dos demais, utilizados eventualmente:

Mesmo que você tenha vários itens de cutelaria e goste de todos, essa dica é a mais importante para colocar em prática as demais sugestões. Separar os itens usados frequentemente e os usados mais raramente.

A sugestão é separá-los em duas pilhas: Na primeira pilha reúna garfos, a faca do chef, faca para legumes, pegadores, etc. E, na segunda pilha, objetos mais específicos como: cutelos, facas de desossa, espátulas, etc. Caso você tenha muitas peças, perceberá que na primeira pilha, terá menos objetos cortantes que na segunda, e é comum que na sua segunda pilha o grau de uso dos objetos seja diferente um do outro.

 

Dica 2 – Cada coisa em seu lugar:

Dos itens que você separou, selecione os mais usados entre utensílios grandes e pequenos. Guarde estas pilhas em um lugar próprio e de fácil acesso, como uma gaveta próxima à pia. É importante que seja possível separá-los em um espaço específico para cada um. Para isso, o indicado é a utilização de divisórias reguláveis. Caso não as tenha ou não encontre para comprar, também pode usar pequenos cestos divisores, caixinhas, o que ficar melhor. O mais importante aqui é que descascadores, facas pequenas e pegadores tenham, cada um seu próprio espaço separado.

Você deve estar se perguntando, mas por que isso é importante?

Simples: além de ficar mais organizado, o espaço também fica acessível e, principalmente, mais seguro, evitando que tenha que colocar a mão em uma gaveta cheia de facas afiadas para pegar um item específico, como um descascador, por exemplo.

E, claro, ter fácil acesso à sua cutelaria mais utilizada. Estas divisórias são ideais para guardar tanto talheres como espátulas, escumadeiras e demais utensílios de uso culinário. Afinal, reúnem tudo o que você usa em uma gaveta, de forma organizada.

 

Dica 3 – Guarde objetos pouco usados:

Se você tem alguns itens que costuma usar raras vezes, a dica é separá-los em quatro pilhas: utensílios pequenos cortantes, pequenos não cortantes, utensílios grandes cortantes e os não cortantes.

Os utensílios pequenos cortantes, você pode colocar junto com os outros pequenos na divisória das facas. Já os pequenos não cortantes você pode guardar junto com os outros pequenos. Os itens grandes não cortantes guarde junto com os outros grandes, e os grandes cortantes guarde com as facas de corte, ou se preferir, junto com os objetos grandes, desde que protegidos por uma capa protetora.

 

Dica 4 – Facas de Corte mais usadas:

Importante destacar que, na Dica 2, as facas grandes não estão incluídas para serem guardadas nesta gaveta com os demais itens, justamente porque o ideal é que elas não fiquem lá. O principal motivo é que alguém se corte ao procurar algum utensílio nela, em meio a facas de corte e extremamente afiadas, como a Faca do Chef.

Caso você possua poucas facas grandes ou só tenha uma gaveta para guardar todos os utensílios, neste caso, é importante separar um cantinho próprio para eles dentro do espaço, separado dos demais, ou guardá-las com um protetor de lâminas.

Mas, se você tiver muitas facas e use elas frequentemente, o ideal mesmo é ter um espaço próprio para elas.

Para isso, uma ótima opção que vai além das gavetas são suportes de facas fixados na parede. Além da praticidade ao possibilitar que você visualize todos os itens no mesmo lugar, o suporte também se torna uma peça decorativa, deixando o ambiente mais descontraído e até mais seguro, especialmente se você tem crianças em casa que costumam mexer em gavetas.

Caso as paredes da sua cozinha não estejam disponíveis, ou a ideia de um suporte para facas expostas simplesmente não o agrade, guardar suas facas de cabeça para baixo, em blocos, garante a segurança necessária e mantém a praticidade para uso destes itens.

Outra opção bastante utilizada, especialmente para utensílios de churrasco, é o armazenamento em estojos. A principal vantagem dessa opção é poder guardar o estojo onde quiser, além da praticidade de levá-lo para qualquer lugar.

Caso você ainda não tenha visto algum modelo de estojo de armazenamento de facas, vale a pena conhecer os estojos da Costa e Fio, produzidos com madeira de lei, escavados e envernizados, podendo ser personalizados conforme necessidade do cliente. A Costa e Fio também oferece a opção do kit na bainha, que é feita de couro bovino tratado.

 

Dica 5 – Cuidados com a chaira:

As chairas exigem um pouco mais de atenção que as facas no seu cuidado. Você sabe como cuidar da sua chaira? Veja as dicas da Costa e Fio para manter a qualidade da sua chaira e otimizar seu desempenho, deixando suas facas ainda mais afiadas:

  • Para a limpeza, use água corrente e detergente neutro.
  • Utilize sempre uma esponja macia (nunca utilize a parte verde da esponja ou abrasivo).
  • Após a lavagem seque-a bem.
  • Não a deixe de molho.
  • Na hora de guardar sua chaira, deixe-a pendurada na vertical. Caso não seja possível, guarde-a na horizontal, em uma divisória sozinha, na sua gaveta da cozinha.
  • Nunca guarde sua chaira úmida.

 

Com esses cuidados, sua chaira garantirá a afiação de suas facas por muito mais tempo. Na hora de escolher a sua chaira, conheça a linha da Costa e Fio, que produz chairas especiais, para pessoas exigentes.

 

Gostou das dicas? Deixe seu comentário.