Receita de Focaccia – Pão Rústico Italiano repleto de sabor – Metalúrgica Costa e Fio
Close

fevereiro 18, 2021

Receita de Focaccia – Pão Rústico Italiano repleto de sabor

Receita de Focaccia Costa e Fio

Em 2020 muitas pessoas se arriscaram na cozinha, especialmente com o preparo de pães e massas caseiras. Essa tendência acabou levando muita gente para a cozinha e grande parte deste público acabou tomando gosto pela novidade.

Se você faz parte deste time que gosta de preparar uma receita diferente, que tal preparar uma focaccia? Trata-se de um pão rústico típico da Itália. É um delicioso pão feito com bastante azeite, em formato achatado, que pode lembrar uma pizza, pois a sua massa é baixinha e as coberturas variam conforme a preferência de cada um, e tem o miolo bem leve e aerado, com leves furinhos em sua superfície, que permitem que o azeite penetre na massa, deixando-a ainda mais saborosa.

O fato de sua massa ser feita com uma quantidade maior de fermento e azeite, a faz crescer e a deixa mais úmida e deliciosa. A focaccia costuma ser servida em coquetéis, como aperitivo e também como prato de entrada.

Ficou com água na boca? Saiba que preparar uma focaccia é algo bem simples e prático! A focaccia tradicional é feita com alecrim, sal e azeite, mas você pode incluir ingredientes da sua preferência para incrementar e personalizar a sua. Confira a seguir como preparar uma deliciosa focaccia:

 

Ingredientes:

  • Massa
  • 400g farinha de trigo
  • 250ml de leite morno
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sobremesa) de açúcar
  • 30g de fermento biológico
  • 1 ovo
  • 1/4 xícara (chá) de azeite
  • Sal grosso a gosto
  • Alecrim a gosto
  • Cobertura (opcional)
  • 100g de mussarela ralada
  • 3 tomates picados em cubinhos
  • 1/2 xícara (chá) de azeitonas picadas
  • Orégano e manjericão a gosto

 

Modo de preparo

Em um recipiente, coloque a farinha com o leite morno e misture o fermento, o sal e o açúcar. Após misturar bem, acrescente o ovo e torne a amassar tudo muito bem. Em seguida, deixe a massa descansar por 15 minutos.

Como é uma massa muito mole, não será possível sová-la, mas será preciso desenvolver o glúten. Para isso, após o descanso da massa, será necessário realizar algumas dobras nela, mantendo as mãos sempre umedecidas ao tocar na massa, para que ela não grude. Para realizar as dobras, puxe as pontas da massa até o centro. Após cada dobra, deixe a massa descansar mais 5 minutos para fazer a próxima. No total serão de 4 a 5 dobras, uma em cada ponta da massa.

Após 15 minutos e 3 sequências de dobras, o glúten irá ter se desenvolvido e a massa começa a apresentar melhor elasticidade. Cubra-a e deixe-a descansar por mais 5 minutos.

Quando a massa estiver bem mais firme e se descolar facilmente da tigela, o ponto de elasticidade já será suficiente. Neste momento, cubra a massa e deixe-a descansando por 30 a 60 minutos até dobrar de tamanho.

Depois, abra a massa e coloque-a sobre uma assadeira rasa, que permita dourar bem as laterais da focaccia, que seja preferencialmente retangular, de 36 por 24 centímetros, e untada com uma quantidade generosa de azeite para evitar que a massa grude, ou use um papel manteiga especial. Em seguida, com os dedos ou a ponta de uma colher de pau limpa, vá fazendo pressão por toda a massa, formando suaves buraquinhos. Se necessário, faça mais furos na massa com a ponta dos dedos.

Em seguida, regue a massa com azeite, sal grosso e alecrim.

A focaccia tradicional não deve ficar muito grossa, ela é mais para uma pizza do que para um pão. O ideal é conseguir modelar uma massa com 1 a 2 centímetros de altura e que cresça até 3 a 4 centímetros depois de pronta.

Ao assar pães mais finos, assim como a pizza, não recomenda-se deixá-la muito tempo no forno, sob o risco de ressecar demais o miolo. Se o seu forno tiver uma resistência na parte superior, coloque a focaccia na parte mais baixa, mantenha essa resistência ligada e asse a 200 ºC. Caso seu forno não tenha resistência superior, faça o contrário, coloque a assadeira na parte mais alta e aumente a temperatura do forno para 250 ºC.

Leve ao forno pré-aquecido à 200 ºC e depois de 25 minutos no forno, retire-a, adicione a cobertura e leve-a de volta ao forno para dar uma rápida assada. Pincele mais um pouco de azeite para dar um brilho especial e deixe-a esfriar, por aproximadamente 15 minutos, sobre uma grade para terminar de assar o miolo e evitar o acúmulo de umidade, o que pode amolecer a parte de baixo.

Está pronta a sua focaccia! Fácil de fazer e muito saborosa. Libere sua criatividade ao preparar as opções de cobertura, adicionando fatias de calabresa, palmito, champignon, azeitonas ou o que mais preferir!

Na hora de preparar a sua focaccia, um bom forno pode fazer toda a diferença no resultado final. Os fornos a lastro da Costa e Fio são ideais para assar massas de pães, pizzas e bolos, deixando-os ainda mais saborosos. Eles são a gás, em aço inox brilhante e contam em seu interior com placas refratárias que armazenam o calor. O termômetro na lateral do forno permite o controle da temperatura e a gaveta móvel facilita o acendimento dos queimadores, possibilitando também a regulagem da intensidade da chama, evitando que o alimento queime e contribuindo para maior economia de gás.

Os fornos da Costa e Fio também contam com um sistema de guilhotina, que permite abertura total do vidro frontal. Confira aqui os modelos disponíveis.

 

Leia também: Receita de pizza rústica na chapa

 

 

Fontes:

amopaocaseiro.com.br

blog.tudogostoso.com.br

fevereiro 18, 2021 < a href="https://metalurgicacostaefio.com.br/author/costaefio/" title="Visualizar todas as postagens por Equipe Costa e Fio" rel="author">Equipe Costa e Fio Fornos de Lastro, gastronomia, Receitas