Saiba Tudo sobre Cabos para Facas – Metalúrgica Costa e Fio
Close

agosto 25, 2021

Saiba Tudo sobre Cabos para Facas

Img60026

Se você se interessa pelo universo da cutelaria, confira tudo o que você precisa saber sobre os materiais mais indicados para cabos de facas.

Para quem curte o mundo da cutelaria, mas ainda não está muito familiarizado com questões que envolvem o procedimento de produção de uma faca mais artesanal, pode até achar que o cabo de uma faca seja apenas um detalhe, ou uma escolha puramente estética. Mas na realidade, tanto o material quanto o formato do cabo são extremamente importantes para o melhor desempenho de uma faca. Isso porque, além de conferir estilo e personalidade, o cabo fornece todo o suporte para segurar e empunhar uma faca em segurança.

E há várias opções de materiais a serem utilizados na produção de cabos para facas, tanto em materiais naturais quanto sintéticos. Com tantas opções, a dica para a escolher o material ideal para o cabo de uma faca é primeiramente analisar a principal característica de uso da faca, como a higienização e praticidade (materiais sintéticos), resistência física (madeira e resinas) ou exclusividade (chifres, pedras ou materiais raros).

 

Cabos em Materiais Naturais

Os cabos para faca em materiais naturais são feitos de materiais orgânicos, como madeira, chifres ou ossos e também foram os primeiros materiais utilizados ao longo da história, para uso como cabos e outras ferramentas, feitas exclusivamente com o que podia ser encontrado na natureza.

Logo, para ostentar uma faca de aparência clássica ou de arma histórica, os cabos feitos com materiais naturais são a primeira opção de escolha de um cuteleiro. Para saber um pouco mais sobre estes materiais naturais que podem ou costumam ser utilizados para cabos de facas artesanais, confira um pouco sobre as principais características de cada material da lista abaixo:

 

Cabos em Madeira

Diversas opções de madeiras naturais são usadas para a criação de cabos de faca. E a facilidade da madeira poder ser entalhada e moldada de acordo com a preferência é um grande diferencial, além de adicionar um toque de personalidade e estilo à qualquer lâmina.

Além da aparência, os cabos de madeira são duráveis e não costumam ser muito caros. Porém, eles podem rachar ou quebrar se forem expostos excessivamente à umidade.

Para melhor proteção a este material de cabo de faca, é recomendada uma limpeza cuidadosa e tratamento adequado com óleos, pode proteger a madeira contra danos.

 

Cabos em Madeira Estabilizada

Se a sua preferência é por cabos que tenham uma aparência com a naturalidade da madeira ou com cores diferentes, mas que sejam um pouco mais resistentes, a madeira estabilizada é uma ótima opção.

Isso porque, essa madeira passa por um processo de estabilização, que a deixa menos propensa a deformações, rachaduras e ação de fungos, bactérias e até mesmo do tempo, já que ao ser estabilizada, as propriedades da madeira são modificadas, fazendo com que ela ganhe mais massa, impermeabilidade e resistência.

 

Cabos em Osso e Chifres

Os ossos de animais são um material bastante popular para produção de cabos de facas, por fornecem uma aparência tradicional e uma ótima opção para um toque mais exótico à faca produzida.

Porém, é importante lembrar que, por serem naturais/orgânicos, assim como a madeira, os cabos de osso são porosos e podem rachar ou se deformar com o tempo. Muitos deles já são estabilizados e tingidos com resinas para maior proteção e beleza.

Alguns cuteleiros tendem a trabalhar com a forma natural do chifre e do osso para manter a forma natural dos materiais como parte do design da faca.

 

Materiais sintéticos para o cabo da faca

Os cabos de materiais sintéticos proporcionam aos usuários uma liberdade bem maior para expressar sua identidade pessoal e estilo através do cabo da faca, podendo variar facilmente do convencional ao exótico.

E em muitos casos eles acaba, sendo a melhor opção quando há a necessidade das facas contarem com maior durabilidade, resistência e praticidade. Mas, é preciso estar bem informado em relação ao material sintético a ser utilizado, porque alguns materiais podem ter a qualidade inferior, mostrando-se quebradiços, frágeis ou difíceis de trabalhar. Confira a seguir alguns materiais sintéticos utilizados em facas artesanais:

 

Cabos em Fibra de Carbono

Os cabos das facas de fibra de carbono são bastante rígidos, leves, resistentes a produtos químicos e capazes de suportar altas temperaturas.

Isso porque a fibra de carbono é um polímero forte e durável, também conhecido como fibra de grafite, feita a partir de polímeros orgânicos combinando fibras de carbono com outro material, como resina plástica.

 

Cabos em Resina Sintética

Produzidos normalmente em resina poliéster, a mesma utilizada na colagem de fibra de vidro, este material é resistente, firme, muito leve e forte. Também proporciona ao usuário maior flexibilidade para personalizar a aparência da faca, com uma ampla disponibilidade de formatos.

 

De modo geral, seja em material natural ou sintético, o cabo agrega qualidade, personalidade e até mesmo exclusividade à uma faca, por isso sua escolha pode fazer toda a diferença em sua aparência e uso.

Se você se interessou pelo assunto e procura por facas com cabos de qualidade, aproveite e confira a seleção de facas e chairas da Costa e Fio, em aço inox AISI 420, tratadas termicamente e com acabamento refinado, com cabos produzidos em materiais de alta qualidade, proporcionando maior empunhadura e durabilidade.

 

agosto 25, 2021 < a href="https://metalurgicacostaefio.com.br/author/costaefio/" title="Visualizar todas as postagens por Equipe Costa e Fio" rel="author">Equipe Costa e Fio Facas cabos, cabos para facas