Tendências Gastronômicas para 2022 – Metalúrgica Costa e Fio
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janeiro 18, 2022

Tendências Gastronômicas para 2022

Tendências Gastronômicas para 2022

A Rede Americana ‘Whole Foods Market’, referência no mercado de produtos naturais e orgânicos, realiza desde 2013 um estudo anual chamado “Conselho de Tendências”, onde reúne as principais tendências de produtos e conceitos gastronômicos para cada novo ano que inicia. E para 2022 não foi diferente, a pesquisa realizada pela rede foi divulgada no site americano Mashed e traz as possíveis tendências gastronômicas que irão se destacar em 2022.

O estudo reúne informações coletadas junto aos clientes norte-americanos deste supermercado e contou com o auxílio de 50 profissionais da área gastronômica (incluindo fornecedores locais, compradores regionais, globais e especialistas em culinária). E apesar da pesquisa ter sido realizada somente nos EUA, as principais tendências levantadas podem refletir em algumas novidades também para o setor da gastronomia do Brasil, principalmente no que for relacionado à comportamento do consumidor, como por exemplo, uma das tendências apontadas, de que os consumidores tendem a priorizar alimentos e bebidas mais benéficas ao organismo e que promovam sensação de mais saúde e bem-estar. Outro apontamento na pesquisa, reforça a preferência em adquirir frutas e vegetais cultivados por produtores locais.

Mas porque este estudo é tão relevante? Certamente, não se trata apenas de uma simples pesquisa de tendências gastronômicas, a relevância deste conteúdo é levada em consideração devido a rede ‘Whole Foods Market’ ter se tornado a maior “autoridade” no varejo dos Estados Unidos em relação à: Fornecedores Locais, Produtos Naturais e Orgânicos, Produtos Plant Based, Nutrição Funcional e outros conceitos relacionados à forma como as pessoas se alimentam. Mas o estudo também dita tendências de sabores, ingredientes e conceitos que devem ganhar mais visibilidade ao longo de 2022.

E então, que tal conferir as 10 Tendências de Gastronomia para 2022 apontadas pelo estudo da Whole Foods Market? Confira a seguir um pouco sobre cada uma delas.

 

1- Agricultura “Ultraurbana”

O crescimento da agricultura nas regiões urbanas, especialmente em pequenos espaços e por pequenos produtores locais dentro das grandes cidades do mundo todo, é uma das principais tendências alimentares para 2022. Aliada a isso, a exploração de conceitos produtivos como a Hidroponia (o cultivo na água) e Aquaponics (combinação de produção de peixes e plantas) também ganha força e deve conquista a demanda de consumidores que buscam por alimentos de boa qualidade, orgânicos e preferencialmente em apoio à agricultura familiar.

2- Origem dos Alimentos

A origem e a forma como os alimentos são produzidos tem sido motivo de valorização cada vez maior na procura entre os consumidores. Por isso, produtos cultivados com técnicas que contribuem para melhor qualidade do solo têm apontado preferência entre os consumidores, como ocorre com cereais e cervejas.

3- Reducitarianismo

O termo é relacionado à redução do consumo de produtos de origem animal, como carnes, laticínios e ovos, mas sem excluir seu consumo completamente, ao optar por produtos de origem vegetal para compor a maior parte da alimentação. Esta tendência reforça o consumo de produtos “plant-based” e dos alimentos com certificação referente à forma como os animais são tratados.

4- Drinks Prontos não Alcoólicos

Esta categoria dos chamados “Drinks sem álcool” teve crescimento recorde nas lojas Whole Foods em 2021 e a tendência é que este consumo não decline tão cedo. Trata-se principalmente de bebidas mais exóticas, à base de gim, rum e tequila, sem álcool, que vem prontas para o consumo. Logo, a inovação e o diferencial devem ganhar ainda mais espaço em 2022.

5- “Borbulhantes” nutritivos

Após a grande procura por espumantes não alcoólicas, já apontado em outro momento pelo estudo, agora os refrigerantes e as tônicas com variações de sabores frutados e com a presença de elementos probióticos, tônicos e botânicos deve se destacar. Os sabores que já estão disponíveis para esta categoria são: limão com morango, limão com gengibre, hortelã com pepino e Laranja Vermelha.

6- Sementes de Girassol

Devido à alergia alimentar a nozes e amendoim, por décadas, a manteiga de girassol tem sido uma alternativa para estas pessoas. Agora, os produtos à base de sementes estão se expandindo com aplicações em biscoitos, sorvetes e queijos cremosos.

7- Moringa

Esta árvore nativa da Índia e de outras partes do sudeste da Ásia, é bastante utilizada por suas propriedades medicinais e, já vem ganhando espaço nos Estados Unidos conforme o estudo da Whole Foods. A moringa pode ser encontrada em pó e adicionada a smoothies, molhos e assados, além de produtos mais inusitados, como sobremesas congeladas, barras de proteína e misturas de grãos.

8- Cúrcuma

O chamado “tempero dourado“ está cada vez mais presente como ingrediente em alimentos embalados, como cereais, sanduiches e até sorvetes “plant-based”, segundo o relatório da Whole Foods para 2022.

9- Yuzu

Trata-se de um tipo de tangerina, com sabor cítrico-azedo, cultivada principalmente no Japão, Coreia e China, e que tem ficado bastante popular nos Estados Unidos. O sabor tem sido utilizado até mesmo por Chefs renomados para diferenciar suas sopas, legumes, pastas e peixes. O produto já é encontrado em vinagretes, condimentos e versões de maioneses.

10- Hibisco

A florzinha bastante conhecida pelo seu preparo em chás, agora também vem ganhando seu espaço em coquetéis, bebidas em águas aromatizadas e cidras, além de aparecer em Iogurtes, “Spreads” para panificação, cereais e sorvetes.

Gostou de saber dessas tendências? Então comenta aqui.

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