Close

Institucional

Conheça a história Costa & Fio

fundadores-metalurgica-costa-e-fio

Os fundadores Walter Moacir Costa (acima) e Nestor José Costa

A Metalúrgica Costa e Fio foi fundada em 24 de setembro de 1996, proveniente da sociedade entre os irmãos Walter Moacir Costa e Nestor José Costa. Os sócios tinham como principal objetivo investir em um negócio próprio para sustentar a família e garantir trabalho para os filhos. A garagem da casa de Walter serviu como primeira instalação da empresa que funcionava somente no turno da noite, com um maquinário composto por uma prensa, uma lixadeira, uma bancada, um torno, um compressor de ar e uma máquina de ranhurar.

Os irmãos que trabalharam durante muitos anos na empresa Eberle, decidiram fabricar um produto que já conheciam, as chairas. E foi através de um contínuo aperfeiçoamento técnico de processos e desenvolvimento, que os irmãos conseguiram alcançar a qualidade desejada e lançaram a linha inicial, que era formada por doze modelos de chairas profissionais. Logo a produção aumentou, obrigando os sócios a uma dedicação integral à empresa.

  A divulgação dos produtos e da metalúrgica, aconteceu através de indicações e representantes espalhados por todo o território nacional. Com a análise e definição da política e da equipe de vendas, a linha de modelos de chairas foi ampliada e com muito esforço o mercado externo foi conquistado. Em virtude da ampliação dos negócios e da necessidade de um maior espaço físico para a empresa, em junho de 1997 aconteceu a primeira mudança para um pavilhão amplo, com estacionamento e melhor localização comercial. No mesmo ano, a empresa contratou o primeiro funcionário e cresceu significativamente no mercado externo. Com quatro anos de mercado, a Metalúrgica Costa e Fio instalou-se em um pavilhão próprio, posicionando-se no mercado externo. Em setembro de 2012, Walter assumiu o negócio junto aos filhos.

Sede da Metalúrgica Costa e Fio em Caxias do Sul, RS

Sede atual da Metalúrgica Costa e Fio,
em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha.
Foto: Acervo Costa e Fio

Evento 10 anos Costa E Fio

Evento comemorativo aos 10 anos da empresa
realizado em 2006. Foto: Acervo Costa e Fio.

Com o constante desenvolvimento de novos processos para melhorar cada vez mais a qualidade de suas peças, a Metalúrgica Costa e Fio é uma referência na produção de chairas. Atualmente sua linha de produtos conta com mais de 26 modelos fixos de chairas e outros tantos desenvolvidos conforme a necessidade dos clientes. Todas as chairas Costa e Fio são produzidas com tecnologia sofisticada, em aço carbono, as lâminas são endurecidas através de tratamento térmico indutivo, imantadas e revestidas em cromo duro, proporcionando uso prolongado. As chairas podem receber cabos em madeira de lei envernizada, guarnecidos com protetor de mão em aço inox, ou cabos plásticos em polipropileno asséptico e esterelizável, resistentes a temperaturas de até 130°C. Além das chairas, são comercializados também protetores de mão em polipropileno, facas produzidas em aço inox, com cabo em osso, madeira ou chifre.


 

Em 2016, além de celebrar os 20 anos de existência com o lançamento de nova identidade visual e site, a Metalúrgica Costa e Fio apresenta uma nova linha de produtos, visando atender a demanda de empresas do ramo gastronômico. Com a constante busca pela qualidade e satisfação dos clientes, a Costa e Fio  apresenta um futuro promissor, pois apesar das adversidades políticas e econômicas atuais, a empresa se mantém forte e com uma visão de mercado atenta as principais tendências do setor.

logos-costaefio-novos

"O sucesso é a soma de pequenos esforços
repetidos dia após dia."

Robert Collier

Uma marca forjada com Tradição e Qualidade

Conheça as linhas de produtos da Costa & Fio de chairas, facas e produtos gastronômicos