Close

outubro 21, 2021

Costa e Fio recebe Selo Sustentabilidade

Vista aérea da sede da Costa e Fio

Selo- ustentabilidade Costa e FioA Costa e Fio tem a sustentabilidade como um de seus principais valores: Manter e desenvolver ações sustentáveis, tornando o ambiente saudável para as próximas gerações. Por isso, no final de agosto de 2021, realizamos a instalação do equipamento de energia fotovoltaica, com o objetivo de utilizar uma energia limpa e assim reduzir os impactos sobre o meio ambiente. Por essa iniciativa, recebemos o Selo Sustentabilidade da Elysia Energia Solar.

Em tempos de crise energética e sucessivos aumentos na tarifa de energia elétrica, as empresas precisam fazer movimentos para encontrar alternativas de diminuição do custo energético, além de buscar um crescimento sustentável no médio e longo prazo. Ficar refém do modo tradicional de consumo de energia e deixar de lado a questão climática pode ser um verdadeiro erro estratégico, que pode, em muitos casos, custar a sobrevivência do negócio.

O sol é uma fonte inesgotável e renovável de energia, permitindo que empresas mantenham seus processos com mais sustentabilidade, reduzindo o impacto ambiental e sua pegada de carbono. Além disso, é uma fonte de energia mais econômica, resultando em uma fatura de energia até 95% mais barata.

A energia solar também traz queda substancial na pegada ecológica, pois, em alguma medida, todas as atividades econômicas emitem gases de efeito estufa na atmosfera. Por isso, muitas empresas geram impacto, em maior ou em menor grau, sobre o meio ambiente. Essas emissões, normalmente medidas a partir da quantidade de dióxido de carbono (CO2) lançadas direta ou indiretamente, é o que chamamos de pegada de carbono.

Quando liberado em grandes volumes, o CO2 acumula na atmosfera do planeta – portanto, provocando mudanças climáticas. A preservação do meio ambiente só ocorre com a redução da pegada de carbono. Portanto, todo e qualquer negócio está relacionado a esse processo. A boa notícia é que a energia solar é o principal motor de redução a pegada de carbono. Afinal, no seu processo de geração de energia a emissão de gases poluentes, como o CO2, é mínima.

Afinal, a energia solar, além de todos os seus benefícios econômicos e ambientais, também é uma forma de atrair novos consumidores conscientes. Trata-se de um público cada vez mais presente no mercado consumidor. Não é exagero afirmar que nenhuma empresa irá sobreviver sem uma adaptação ao chamado consumismo consciente.

Mesmo sendo um fenômeno relativamente recente, o consumo racional, que leva em consideração fatores que vão além do produto em si, já alcançou patamares que podem impactar diretamente na maneira de administrar um negócio. Portanto, a empresa que não adotar ações transparentes na questão ambiental e na forma de produção vai ficar para trás, correndo o risco de não sobreviver.

O consumidor consciente, em poucas palavras, é quem olha para além do rótulo. São pessoas que querem saber mais sobre a empresa da qual estão comprando. Quando você compra algo de uma empresa, você está, essencialmente, financiando uma empresa para continuar fazendo o que ela está produzindo. Então, você gosta do que a empresa está fazendo? Essa é a pergunta que um consumidor consciente se faz e, depois, faz pesquisas para descobrir a cadeia de produção de um item.

De acordo com a pesquisa divulgada pela consultoria Nielsen, o consumidor brasileiro passou a adotar uma relação muito mais holística com a saúde e o meio ambiente, o que vem sendo refletido nas estratégias de marketing e nas vendas da indústria e do varejo brasileiro.

Segundo o estudo da consultoria, intitulado Estilos de Vida, o meio ambiente já aparece como uma das 10 principais preocupações do brasileiro, ficando atrás apenas da violência, serviços públicos, aumento no custo de vida, educação e economia. 73% dos consumidores considerados saudáveis afirmam que gastariam mais com marcas que se preocupam com o meio ambiente.

Comprometer-se com a sustentabilidade é um dos pilares da Costa e Fio. Por isso, todas as ações que desenvolvemos refletem a consciência e respeito que devemos ter com a natureza, isso tudo para tornar o nosso meio saudável e promissor.

outubro 21, 2021 < a href="https://metalurgicacostaefio.com.br/author/aferreira385/" title="Visualizar todas as postagens por aferreira385" rel="author">aferreira385 Na mídia, Notícias