Anatomia da FACA – Metalúrgica Costa e Fio
Close

fevereiro 22, 2023

Anatomia da FACA

Anatomia da faca

Quando o assunto é facas, principalmente no dia a dia e no momento de escolha de um exemplar para compra, o que mais se percebe são preocupações e comentários em relação ao fio de corte da lâmina e à qualidade e aparência do cabo. E isso é natural, afinal, realmente são as duas partes mais conhecidas de uma faca, por serem as partes de maior destaque deste utensílio.

Mas, a anatomia de uma faca não se resume ao cabo e à lâmina e, a junção de ambos, envolve outras partes, menos conhecidas, mas nem por isso menos importantes. Cada uma delas tem uma função na estrutura geral da faca, para que ela seja uma ferramenta eficiente para a finalidade que se deseja. E conhecer bem cada uma dessas partes, permite para a pessoa que fizer uso dessa faca, explorar todo o potencial desse utensílio de forma segura, além de saber identificar melhor o diferencial e o nível de qualidade de cada produto.

E, apesar de todas as facas contarem com partes em comum, cada modelo conta com suas próprias particularidades. Existem vários tipos de facas, e cada cuteleiro projeta a lâmina e o cabo para objetivos específicos. Por isso, acredite, até hoje ainda não existe um consenso entre os cuteleiros sobre todas as nomenclaturas que identificam as partes de uma faca, podendo algumas delas contar com variações diferentes de identificação.

E você, conhece a anatomia completa de uma faca? Faça um teste e confira a seguir todas as partes que compõem uma faca e quais delas você já conhecia e quais são novidade para você! Os nomes correspondem às terminologias mais usuais para as partes básicas de uma faca. Confira!

Ponta

É a extremidade mais fina da lâmina, usada para fazer incisões, cortes precisos. Geralmente é a parte da faca onde há maior precisão do corte e por isso é a mais utilizada para cortes pequenos. Isso porque é através da ponta da faca que se possibilita o primeiro corte, como por exemplo, para perfurar a pele de um tomate, as camadas de uma cebola, entre outros cortes, em diferentes alimentos.

Fio ou Gume

Trata-se da parte afiada e desbastada da lâmina e é também sua maior extensão cortante. É a parte mais funcional da lâmina, que permite a possibilidade de realizar diferentes tipos de cortes. Esta é a parte da faca em que o tipo do desbaste é um dos pontos decisivos para o melhor desempenho, como “hollow ground”, utilizado em facas esportivas, e o flat ground, usado em facas de chefs.

Dorso

É a parte resistente da lâmina, a mais espessa da estrutura, também conhecida como o chassi da faca. Pode e costuma ser usado para raspar ingredientes da tábua. É também a parte da faca onde há o ponto de resistência à torção e impacto.

Ricasso

É o final da lâmina, a parte que fica mais próxima do cabo/empunhadura. Geralmente, está presente nas lâminas que possuem desbaste em hollow ground, como em facas de aventura, enquanto nas lâminas com desbaste em flat ground, como as de chef, é ausente.

Gavião

É a terminação da lâmina que fica mais próxima do cabo, pode ser curva ou reta e tem como função proteger a mão do fio. O Gavião funciona como uma barreira física para que a mão não escorregue pelo fio.

Espiga, Tash Tang e Full Tang

Trata-se de uma parte da lâmina que é totalmente encaixada no cabo e geralmente fica escondida dentro dele. Espiga ou Tash Tang é o nome dado às facas que contam com espiga oculta, onde nesse caso, o cabo é inteiriço. Já a Espiga integral ou Full Tang é o tipo de faca que conta com espiga integral, onde a empunhadura desse tipo de faca é feita por um par de talas fixadas com rebites na espiga.

Cabo ou Empunhadura / Guarda

Uma das partes mais conhecidas de uma faca, o cabo, corresponde à estrutura inteira que cobre a espiga e tem a função de garantir conforto no manuseio e firmeza durante o uso da faca. É a parte de apoio da mão para todo e qualquer uso que se possa fazer. Precisa ter uma boa ergonomia e um bom desenho para promover maior segurança durante seu uso, exercendo a função de extensão da mão de uma pessoa.

O cabo também é a parte que recebe maior pressão, por isso precisa ser muito bem projetado, de forma mais anatômica e ergonômica possível, para evitar que possa escapar ou escorregar da mão em momentos mais críticos de uso, onde são aplicados mais força/pressão, como por exemplo durante uma desossa, onde cabos arredondados podem prejudicar o desempenho.

E então, todas as partes de uma faca lhe pareceram familiar? Agora que você já conhece a anatomia completa de uma faca, você já está melhor preparado para identificar produtos de melhor qualidade. Conheça as linhas de facas e chairas da Costa e Fio, acessando o site www.costaefio.com.br

fevereiro 22, 2023 < a href="https://metalurgicacostaefio.com.br/author/costaefio/" title="Visualizar todas as postagens por Equipe Costa e Fio" rel="author">Equipe Costa e Fio Cutelaria