Comfort Food: aprenda a criar memórias gustativas – Metalúrgica Costa e Fio
Close

maio 26, 2021

Comfort Food: aprenda a criar memórias gustativas

Família apreciando refeição de Comfort food

Para muitas pessoas, a comida vai além de saciar a fome ou satisfazer o seu paladar. Isso porque o sabor, o aroma e até mesmo o modo de preparo de algumas receitas, desperta a memória gustativa e afetiva de algumas comidas que marcaram a trajetória de cada pessoa, seja pelo almoço especial de domingo, alguma sobremesa especial na infância ou alguma receita ou sabor que traz boas lembranças de alguém ou de momentos especiais. Esse gatilho, que aciona essas sensações de afeto, aconchego, nostalgia e conforto, acionando lembranças agradáveis associadas a determinados alimentos, é o que chamam de comfort food.
O termo comfort food também é bastante associado à comida caseira, justamente pelas sensações de afeto e sabor de nostalgia que a comida desperta, mas, não se restringe à comida caseira em si, pois até mesmo alguns hábitos, como consumir um café ou um doce após o almoço, também está associado ao comfort food.
Como a expressão comfort food vem sendo cada vez mais utilizada e bastante comentada nas redes sociais, trata-se de uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço. Para saber mais sobre o conceito de comfort food e os alimentos mais associados ao termo, preparamos o conteúdo abaixo para você entender mais sobre o tema e porque esta proposta é tão atrativa. Será que é porque associar comida e boas memórias nos deixa nostálgicos e com uma sensação de alegria e bem estar?
Se você quer saber mais sobre o assunto, confira mais a seguir:

Comfort food: entenda como despertar as melhores sensações a partir da comida

Significado de Comfort food:

Na tradução literal da expressão do termo em inglês, trata-se basicamente do conceito de uma comida que proporciona uma sensação de conforto, ou seja, que desperta emoções de aconchego e alegria e nos remete a momentos especiais nos quais este alimento foi consumido, como um prato tradicional do almoço em família ou um período da infância com um sabor único, que especialmente as mães ou as avós preparavam, ou ainda, um sabor que marcou uma viagem ou o encontro com alguém especial.
Devido ao conceito de comfort food ser uma tendência que está conquistando cada vez mais adeptos, para atender a essa demanda, muitos restaurantes estão buscando atender essa expectativa dos consumidores, oferecendo alimentos mais saudáveis e “confortáveis”, afinal, como já comentamos, comfort food não se restringe à comida caseira ou ao sabor único de um prato de família, mas também à hábitos alimentares que proporcionam essa sensação de conforto.

Principais características do comfort food:

Cada pessoa tem seu próprio comfort food, ou seja, um hábito alimentar ou uma comida específica que marca de um jeito especial sua trajetória e sua história de vida. Isso porque, muito mais do que um alimento para nutrir o corpo, a ideia se baseia no consumo de uma comida para a alma. Por isso, novamente, a comida caseira está bastante relacionada ao termo, por proporcionar a sensação de ter sido preparada por alguém especial.
Mas, o comfort food se caracteriza principalmente por serem pratos simples, porém, com presença de sabor, farta quantidade e capazes de estimular as melhores sensações e memórias nas pessoas. Ou seja, o comfort food tem a aparência e aroma de comida caseira, mas, elevando o momento de comer, as sensações proporcionadas, a um estado de espírito. Por isso, o conceito tem sido bastante atribuído ao marketing sensorial e de nostalgia.

Comfort food x nostalgia

O marketing de nostalgia é um conjunto de estratégias que buscam a partir de temas que remetem ao passado dos consumidores, despertar emoções e desejo de aquisição de determinados produtos, que contribuem para reviverem boas memórias. Ou seja, o marketing nostálgico utiliza lembranças para provocar sentimentos poderosos que incitam ao consumo.
comfort food, de sua maneira, segue pelo mesmo caminho, pois além de ter surgido como uma alternativa contrária à mecanização do preparo de alimentos, tem o objetivo de despertar sentimentos positivos nas pessoas, como a nostalgia, para que eles se sintam confortáveis ao consumir.

Como aderir ao comfort food:

Confira o quanto é simples aderir a algumas práticas do comfort food para adotar o conceito no seu dia a dia:

  • Produtos caseiros: Pães, bolos e doces caseiros podem ser uma ótima maneira de acrescentar um tom de comfort food ao seu cardápio. Aproveite para apostar em uma apresentação nostálgica, como a utilização de um prato ou forma que remeta à uma identidade visual que proporcione a sensação de conforto.
  • Alimentos orgânicos: Além de serem muito mais saudáveis por não conterem agrotóxicos, os alimentos orgânicos são ideais para o comfort food, pois para muitas pessoas remete a um período da infância ou momentos em que podiam colher frutas diretamente do pé, resgatando sensações de liberdade e da pureza e sabor do alimento.
  • Cafés e chás: O consumo do café e de chás varia na casa de muitas famílias, em muitos lares é um momento de todos se reunirem junto à mesa, seja no café da manhã, logo após o almoço, no lanche da tarde ou até mesmo no jantar ou na ceia. Para outros, é um momento individual, de silêncio e degustação. Seja como for, ao modo que for, dos mais elaborados aos mais tradicionais, os cafés e chás proporcionam sensações e uma experiência de consumo agradável, que representam totalmente o momento comfort food.
  • Simplicidade: em geral, a simplicidade do conceito de comfort food, é o que o diferencia e tem atraído o público em geral para apreciar mais uma alimentação de qualidade nutricional, que, embora seja mais simples, é também marcante em seu sabor, aparência e aroma.

Ou seja, como pode ser visto, Comfort Food é um conceito amplo e único para cada pessoa, pois envolve tanto as mudanças no comportamento de consumo das novas gerações, como o cheiro e sabor de algumas comidas consumidas em família ou na infância, ou até mesmo os hábitos do seu preparo, como o som da afiação da faca do churrasqueiro antes do preparo do churrasco de domingo ou o cheirinho do bolo assando no forno. Afinal, como não lembrar do delicioso churrasco em família ao ouvir este som da chaira afiando a faca, ou até mesmo do preparo do forno para assar um lanche, o cuidado com o calor ao abri-lo para retirar o prato após assado e todo o aroma apetitoso que acompanha cada preparo?
Conte com os utensílios e equipamentos gastronômicos da Costa e Fio na hora de criar suas memórias gustativas, garantindo a qualidade do preparo de suas receitas e construindo momentos memoráveis para recordar no futuro.
E tenha em mente: aproveite o comfort food ao seu modo, seja resgatando lembranças, ou criando novas memórias gustativas com novos hábitos alimentares, mais saudáveis e seus utensílios e equipamentos preferidos, seja em família, ou no seu dia a dia.