Modelos de negócio para padarias e panificadoras – Metalúrgica Costa e Fio
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julho 6, 2022

Modelos de negócio para padarias e panificadoras

Modelos de negócio para padarias e panificadoras

No ramo gastronômico, as tradicionais padarias e panificadoras estão na lista dos principais modelos de comércio do país. Seja vendendo o tradicional pãozinho francês, doces, salgados ou servindo aquele cafezinho, este modelo de negócio, normalmente de pequeno porte, trata-se de um investimento com forte potencial de sucesso, desde que seja bem executado.

Isso porque, uma padaria não se limita a vender pão e servir café, e com tanta concorrência neste ramo, diferenciar-se, integrando opções diferenciadas de produtos, cardápio e atendimento, exige um bom planejamento. Afinal, existem padarias focadas em itens clássicos, artesanais, gourmets, orgânicos ou fitness. E outras que integram no cardápio itens de confeitaria, pizzaria, servem cardápio de restaurante, ou atuam como conveniência, em modelo de minimercado e adega. Mas como definir o seu foco?

Comece analisando tanto o perfil dos clientes da sua região, quanto das atividades que são realizadas no seu entorno, pois este público será o seu cliente em potencial. Logo, poderá ser decisivo para definir o modelo de negócio da sua padaria. A seguir, 7 diferentes modelos de classificação de padaria, para empreender neste ramo. Independente de qual modelo você optar, lembre-se de prezar por promover uma experiência única ao seu cliente.

Modelos de negócio para padarias e panificadoras

1 – Boutique: Se aplica melhor para locais que estão localizados em regiões de maior poder aquisitivo e que priorizam produtos de fabricação própria e/ou importados, e que, em geral, preferem comercializar opções mais exclusivas de alimentos e ingredientes.

2 – Padaria de Serviços: É o modelo mais comum, também são chamadas de conveniência, por normalmente oferecerem além dos próprios produtos, itens de confeitaria e serviços de lanchonete, com opções de salgados e lanches. Normalmente tem um perfil de localização em regiões centrais, em ruas de grande circulação.

3 – Padaria Artesanal: Este estilo destaca os pães e patisseries de fabricação própria. Normalmente, também são negócios especializados em certas nacionalidades, trazendo itens da culinária de origem, como a italiana, a portuguesa ou a lituana.

4 – Pontos Quentes: Modelo tendência em países europeus, consiste em padarias como filiais, onde uma central envia alguns tipos de itens de produção própria para apenas serem assados no chamado ponto quente.

5 – Padaria Industrial: Aqui, os produtos são produzidos em escala industrial, para serem fornecidos a outros locais. Devido à extensa linha de produção, este é o segmento que mais necessita de investimento em maquinários de alta performance.

6 – Padaria de Mercado: Este modelo de padaria é aquele que fica localizado dentro dos mercados. Nele, pode existir fabricação local de pães e outras receitas.

7 – Padaria Orgânica (ou Fitness): Modelo que vem crescendo nos últimos anos devido ao aumento no número de adeptos à alimentação saudável e livre de agrotóxicos. Em geral, este público-alvo costuma ser mais exigente em relação aos meios de fabricação e ingredientes utilizados.

Legislação para padarias

Para empreender neste ramo, o empresário precisará se cadastrar juridicamente e, após avaliar o estilo do comércio que pretende investir, deverá analisar a opção que irá aderir. Após, precisará registrar o estabelecimento, junto à prefeitura e realizar alguns procedimentos burocráticos que envolvem pagamento de taxas, solicitação de alvará, entre outros.

6 Dicas para destacar sua padaria da concorrência

Abaixo, 6 dicas que valem ouro, se quiser destacar o seu modelo de padaria de seus concorrentes, sejam eles de qualquer um dos diferentes tipos de padarias que apresentamos:

1 – Inove e destaque um cardápio diferenciado

As padarias que se destacam costumam aliar produtos clássicos com opções inovadoras e diferenciadas. Para isso, crie um menu diferenciado, de acordo com as necessidades e interesses do seu público-alvo, disponibilizando itens que vão além dos alimentos tradicionais. É uma forma interessante e prática para se manter à frente da concorrência.

2 – Ambiente agradável e acolhedor

O conforto do ambiente é um dos fatores fundamentais para o sucesso de qualquer empresa. Busque manter a organização dos itens, espaços de acordo com a circulação das pessoas, as acomodações internas e até mesmo o local de atendimento da equipe, para priorizar a agilidade e a qualidade para a experiência do consumidor.

3 – Integre e ofereça mais serviços

Vincule suas páginas online a grupos associados ao seu público-alvo, divulgando sua marca para pessoas que moram nas proximidades, mas que podem não conhecer seus serviços. Isso contribui para aumentar a clientela e suas vendas. Aproveite a divulgação online e crie promoções especiais para incentivar a participação do público nas redes sociais.

4 – Qualifique sua equipe

A capacitação e o conhecimento da equipe de trabalho pode ser um dos maiores diferenciais para o seu negócio, para fidelizar seus clientes. A variedade de produtos atrai mais clientes, mas a fidelidade garante a presença de quem já é cliente.

5 – Fique atento e acompanhe as novidades do mercado de panificação

As pessoas gostam de novidades. Para isso, esteja atento às novidades do seu segmento e atento ao que o seu público-alvo está buscando, para surpreendê-lo.

6 – Invista em equipamentos profissionais e de qualidade

Além da qualidade do cardápio, do ambiente e do atendimento da equipe, acredite, ao contar com equipamentos profissionais para a cozinha da sua padaria, você pode gerar grande retorno ao seu investimento. Com equipamentos novos e mais econômicos, como por exemplo com forno de lastro, à gás, você ganha maior agilidade e economia ao assar bolos e salgados, além de garantir que fiquem mais saborosos, por assarem de forma homogênea.

Então, ao buscar equipamentos para a cozinha da sua padaria, prefira modelos profissionais, que proporcionem qualidade e segurança, pois assim também irá ganhar mais agilidade nos seus preparos. Conheça a linha de equipamentos da Costa e Fio, que dispõe de chapas, fornos de lastro, bifeteiras, sanduicheiras, além de chairas e facas profissionais que podem ser encontradas no site https://www.costaefio.com.br/

Desta forma, você otimiza o tempo de preparo e gera economia com menor consumo ou manutenção ao adquirir equipamentos de qualidade garantida.

julho 6, 2022 < a href="https://metalurgicacostaefio.com.br/author/aferreira385/" title="Visualizar todas as postagens por aferreira385" rel="author">aferreira385 Empreendedorismo, Fornos de Lastro