Tendências Gastronômicas para 2021 – Metalúrgica Costa e Fio
Close

dezembro 15, 2020

Tendências Gastronômicas para 2021

Homem prepara receita em casa no fogão assistido pela filha que prepara salada na mesa ao lado

O ano está acabando e já estamos atentos às tendências gastronômicas para 2021. Com a pandemia houve um aumento no hábito de se alimentar em casa, utilizando produtos naturais, orgânicos e sem gorduras artificiais. Dessa forma, as pessoas passaram a dar mais atenção no cuidado com a refeição. Veja abaixo algumas mudanças importantes:

Volta às origens – Busca por produtos locais, desde peças de barro, utensílios mais antigos, louças pintadas, e a valorização dos ingredientes locais. 

Bem-estar – Tornou-se prioridade, principalmente com a preocupação pelo consumo de produtos que aumentam a imunidade. A tendência é que fornecedores incluam ingredientes funcionais como vitamina C, alho, cogumelos e outros itens em seus produtos.

Café da manhã – O home office trouxe de volta o hábito da primeira refeição do dia. Isso deve aumentar a procura por alimentos dessa categoria. Nada melhor que utilizar a chapa com tampa da Costa e Fio para preparar aquele delicioso misto quente.

Cozinhar em casa – Mais tempo em casa fez com que as pessoas preparassem a própria refeição. O interesse por culinária aumentou no mundo todo, sendo as receitas mais procuradas de massas, molhos e temperos. Isso mostra que outra tendência é a busca pelo básico. Outra opção será plantar legumes ou ervas para temperos em casa. Ter em casa as Chairas e Equipamentos Gastronômicos auxilia no preparo de alimentos de forma prática e saudável. Aproveite também para se inspirar baixando nosso e-book de receitas.

Sabor de café – Os apaixonados por café encontrarão mais itens com o sabor da bebida, como barras, granolas, reforços de smoothie, iogurte e bebidas alcoólicas.

Comida infantil – Há uma perspectiva para procura por papinhas de crianças com ingredientes naturais e saudáveis, como alecrim, cenoura, linhaça e ômega-3.

Óleo – O óleo de cozinha deve ser trocado por alternativas mais saudáveis e feitas com sementes de nozes, abóbora, abacate ou coco.

Grão de bico – Alimento versátil que pode render tofu, farinha, cereais e até petiscos, é a forte tendência para 2021 como alimento preferido.

Sustentável – Aumento do interesse pela sustentabilidade e redução do desperdício. Alimentos reciclados, como brigadeiro de casca de banana e suco da casca de abacaxi com capim cidreira devem ser muito procurados. Sobremesas feitas com legumes e verduras, como cenoura e abóbora, combinam em bolos e tortas. Outros ingredientes podem ser misturados a receitas tradicionais, como cheesecake de couve-flor, brownie de feijão preto ou crostata de berinjela com cobertura de chocolate. A banana verde, muito indicada por profissionais de nutrição, pode ser utilizada no preparo de diversas receitas.

Kombucha – É uma espécie de chá fermentado. Junto com o Kefir, apresenta elementos probióticos que fazem bem à saúde. Já é uma tendência, porém pode haver maior procura pela versão alcoólica.

Vinhos orgânicos e em embalagem sustentável – Pode aumentar a busca por vinhos em caixas e lacrados com rosca, para os casos de vinhos que devem ser consumidos ainda jovens. O consumo de vinho cresceu, o que intensificou a produção de vinhos para o consumo mais rápido. O objetivo é tornar o vinho mais acessível à maioria dos consumidores.

Aproveitando a preocupação geral com a imunidade, trouxemos aqui uma receita para ajudar no sistema imunológico e digestivo. O “shot” pode ser ingerido antes de qualquer refeição. Se ingerido pela manhã, 30 a 40 minutos antes do café, ajuda no trabalho dos antioxidantes no corpo, como um detox depois de uma noite de sono.

Ingredientes:

  • Suco de 1 limão
  • 1 colher de chá de vinagre de maçã
  • 2 colheres de água em temperatura ambiente
  • Meia colher de gengibre fresco ralado
  • 1 colher de cúrcuma ou açafrão da terra ralado (pode ser em pó – também )
  • Pitada de pimenta do reino

Misture tudo e aproveite! Você pode preparar garrafas pequenas do suco e deixar na geladeira, bem fechadas, e consumir em até 3 dias.

dezembro 15, 2020 < a href="https://metalurgicacostaefio.com.br/author/costaefio/" title="Visualizar todas as postagens por Equipe Costa e Fio" rel="author">Equipe Costa e Fio Dicas & Sugestões, gastronomia