Tendências Gastronômicas para 2023 – Metalúrgica Costa e Fio
Close

dezembro 20, 2022

Tendências Gastronômicas para 2023

Tendências gastronômicas para 2023

Todos os anos o mercado de alimentos lança suas apostas de tendências no setor de food service para o próximo ano, tomando como base a mudança de hábitos de consumo e preferências da população. Então, o que esperar do setor para 2023?

Com o aumento de mudanças nos hábitos de consumo da população nos últimos tempos, vários fatores levaram as pessoas a repensar e avaliar suas atitudes, a fim de buscar um ponto de equilíbrio entre o que é realmente necessário para o seu bem-estar e a preservação dos recursos naturais, através de um consumo mais consciente. E são essas transformações de hábitos que estão ditando novos comportamentos nos consumidores, o que impacta diretamente neste mercado. Confira a seguir algumas tendências de alimentos para 2023 e dicas para este setor.

Tendência de alimentos para 2023

A organização do setor alimentício para 2023 estará pautada em três pilares que são o reflexo do comportamento do ser humano com os novos hábitos de alimentação:

– A preferência por um alimento ao invés de outro, motivada por sentimentos, desejos, rotina e até mesmo a influência da tecnologia nas experiências relacionadas ao comer;

– A saúde e os benefícios nutricionais que atraem os consumidores que buscam por alimentos funcionais e menos tóxicos;

– A dieta planetária, que envolve a consciência dos consumidores sobre suas escolhas e como elas impactam no planeta e no futuro das próximas gerações.

Foco no bem-estar do consumidor

A busca constante por uma vida mais saudável e leve tem levado as pessoas a mudarem sua relação com a comida, adaptando-se a novas dietas e inserindo novos alimentos em seu cardápio e rotina.

Devido a essas mudanças, o mercado de alimentos tem se transformado para atender às novas necessidades dos consumidores, ofertando alimentos mais funcionais e alternativos, como produtos para veganos, vegetarianos, fitness, sem agrotóxicos, livres de glúten, zero açúcar ou zero lactose, entre outros produtos com características específicas.

Destaque para novos Hábitos Alimentares:

Dieta Keto

Trata-se de uma dieta restritiva de carboidratos que leva o organismo a utilizar a gordura como principal fonte de energia para todo o corpo. É indicada tanto para quem deseja perder peso, quanto para quem busca reduzir o açúcar no sangue, assim como melhora no desempenho das atividades físicas, pois com a redução do nível de carboidratos, o corpo passa a eliminar mais gordura. Com a popularização desta dieta, até mesmo o setor de fast food deverá se adaptar, investindo mais em carnes e peixes, ovos, maioneses, saladas, gelatinas e chás.

Flexitarianismo

Na mesma linha das dietas, surgiu um movimento de pessoas que estão repensando seus hábitos alimentares, mas mudando-os de forma mais gradual. Este movimento é chamado de flexitarianismo e caracteriza um pensamento de consumo alimentar que busca o equilíbrio, abrindo espaço para alimentos de origem vegetal, consumindo carne apenas esporadicamente.

Este termo, flexitarianismo, surgiu nos anos 1990, pela médica americana especialista em alimentação Dawn Jackson Blatner e propõe deixar as pessoas livres para colocarem em prática suas mudanças de comportamento no seu próprio tempo, conforme suas necessidades.

High Protein ou Dieta Hiperprotéica

Na contramão de quem busca evitar ou diminuir o consumo de carne, a dieta hiperprotéica visa o aumento do consumo de proteína sobre os alimentos que já são proteicos, visando o ganho de massa muscular e redução de sua perda durante o envelhecimento. Essa dieta também é indicada para promover uma saúde melhor dos ossos durante o processo de envelhecimento.

Essa tendência de high protein é bastante promissora e deve estimular as vendas de suplementos proteicos, como o whey protein. Além do aumento da oferta de sobremesas saudáveis, como waffles com calda de whey, alimentação diária que tenha o acréscimo de proteína animal e vegetal, biscoitos, pães, smoothies e vitaminas, entre outros.

Preocupação com a Sustentabilidade

O desenvolvimento de ações sustentáveis visa impulsionar a conscientização coletiva dos impactos das nossas escolhas no planeta e como isso influenciará o desenvolvimento das próximas gerações. Por isso a sustentabilidade está entre as tendências do setor de food service como uma proposta que visa estimular a preparação de alimentos de forma mais consciente e sem desperdícios, incentivando o uso total dos ingredientes.

5 Alimentos que serão tendência em 2023

Confira os 5 alimentos que serão tendências para consumo em 2023 e que estarão em alta nos cardápios e receitas.

1 – Algas Marinhas

As algas marinhas estão no TOP 1 da lista de tendências de alimentos para 2023. Já conhecidas na gastronomia japonesa, são bastante utilizadas no preparo de temakis e sushis, além de sopas, molhos e refogados de vegetais, aumentando seu valor nutricional. Em geral, elas contam com baixas calorias e são ricas em fibras, minerais, sódio, cálcio, magnésio, potássio, iodo, ferro, zinco, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D, E e K.

2 – Yuzu

Fruta cítrica originária da China, é utilizada na culinária para o preparo de temperos, sucos, xaropes, entre outros. Sua casca é bastante aromática e o sabor ácido e intenso, semelhante ao da tangerina. O yuzu pode ser utilizado como tempero em carnes brancas, frutos do mar, molhos, entre outros, assim como no preparo de drinks e sobremesas. E foi através da inserção da fruta na composição de cervejas, licores e refrigerantes que a popularidade do yuzu cresceu em todo o mundo.

3 – Ube

O ube ou inhame roxo é um tubérculo comestível com valor nutricional e textura doce semelhante à da batata. Saboroso e com muitas vitaminas, minerais e antioxidantes, ajuda a regular o metabolismo, controlar o peso, aumentar os níveis de colesterol bom e oferece vários benefícios curativos. Ainda possui alto teor de fibra, baixo índice glicêmico e baixo teor de açúcar. Também é conhecido por oferecer um bom equilíbrio de cálcio, ferro, cobre, manganês e fósforo. De sabor quente e marcante, promete ser o ingrediente do ano e pode inclusive ser utilizado em sobremesas.

4 – Cogumelo

Rico em fibras e proteínas, é um ingrediente que vem ganhando popularidade na gastronomia por sua versatilidade, variedade e pelas propriedades nutricionais, já que são uma ótima opção para substituir a carne nas receitas. Apresentam vitaminas do complexo B, fibras, antioxidantes e outros nutrientes com diversos benefícios à saúde.

5 – Yaupon

O chá Yaupon promete movimentar bilhões na culinária e na indústria de chás. Trata-se de um arbusto de azevinho nativo do sudeste dos Estados Unidos, considerada a única planta cafeinada nativa conhecida da América do Norte. As folhas do yaupon produzem um elixir amarelo a laranja escuro com um aroma frutado e terroso e um sabor suave com tons de malte. Os benefícios do consumo regular de chá de yaupon incluem efeitos sobre o câncer, pressão arterial, saúde bucal, condições inflamatórias, sistema imunológico, processos digestivos, entre outros.

E aí, que tal provar o que ainda não conhece e testar estas tendências?

dezembro 20, 2022 < a href="https://metalurgicacostaefio.com.br/author/costaefio/" title="Visualizar todas as postagens por Equipe Costa e Fio" rel="author">Equipe Costa e Fio gastronomia