Tudo o que você precisa saber sobre o Churrasco Gaúcho – Metalúrgica Costa e Fio
Close

setembro 19, 2022

Tudo o que você precisa saber sobre o Churrasco Gaúcho

1891866271

O mês de setembro ressalta o tradicionalismo gaúcho e a celebração da Revolução Farroupilha e, se tem algo que é uma unanimidade nesse orgulho tradicionalista, com certeza é o churrasco gaúcho. Originado das tribos indígenas no século 17, que assavam a carne em estacas de madeiras temperadas apenas com sal grosso, a prática foi sendo aperfeiçoada com o passar dos anos, sendo referência da culinária gaúcha em todo o mundo.

Mesmo que não haja nenhum mistério em assar a carne em espetos levados ao fogo, afinal, o que caracteriza o churrasco gaúcho por ser tão apreciado? Confira a seguir as principais características desse famoso churrasco e como prepará-lo ao melhor estilo gaúcho, com dicas sobre os melhores cortes e acompanhamentos!

Como fazer o tradicional Churrasco Gaúcho

Quando se fala em churrasco, a preocupação principal acaba sendo com a carne, desde sua escolha ao preparo. Porém, alguns detalhes podem fazer toda a diferença ao servir esta saborosa refeição. Veja abaixo as dicas mais importantes para um autêntico churrasco gaúcho!

Melhores Cortes de Carne para Churrasco

A escolha da carne é algo bem pessoal. Há quem prefira cortes com mais gordura ou com aquele pedacinho de costela, mas entre os cortes que são considerados referência para um bom churrasco estão a picanha e a alcatra. Mas, como estas peças também costumam ser as mais caras, há outras opções mais acessíveis para garantir o suculento churrasquinho e que não perdem em nada em qualidade. Saiba as particularidades dos principais cortes de carnes para churrasco:

Costela:

Seja em cortes bovinos, suínos ou até mesmo de ovelha, essa parte da carne conta com fibras grossas, por isso requer maior atenção em seu preparo, como por exemplo deixar marinar no sal por cerca de 20 minutos antes de ir para a brasa.

Fraldinha:

Corte leve e pouco gorduroso, costuma assar rapidamente e fica muito saboroso ao ser temperado com sal e molho shoyu. Para este corte, que tem pouca gordura, o ideal é deixar dois minutos de cada lado da brasa para que possa ser assada e servida ao ponto ou mal-passada.

Ponta de peito:

Também chamada de granito, seu preparo é mais desafiador, já que qualquer detalhe, como tempo de exposição no fogo ou sua altura na churrasqueira pode deixar a carne muito dura e difícil de mastigar. Para que isso não ocorra, a dica é vedar a carne com cerca de 7 a 10 papéis celofane, para que o caldo da gordura permaneça entre a carne. O ideal é assá-la na parte mais alta da churrasqueira, por aproximadamente duas horas.

Alcatra:

Por ser uma peça sem gordura, seu tempo para assar é muito rápido, de 10 a 15 minutos, sendo uma ótima opção para o início do churrasco. Além do sal, este corte fica delicioso ao ser temperado com alho.

Picanha:

O corte mais famoso do churrasco gaúcho precisa ter uma certa quantidade de gordura para garantir que fique suculenta e não resseque. Deve ser assada em brasa forte por aproximadamente 3 minutos de cada lado, iniciando pelo lado da gordura para que fique mais saboroso.

Medalhão de filé mignon:

Corte muito suculento e macio, que costuma ser enrolado em uma fatia de bacon para ressaltar seu sabor. Também costuma assar rapidamente.

Tempero ideal

Ao contrário das carnes que são preparadas na panela ou no forno, onde o uso de temperos pode fazer toda a diferença para realçar o seu sabor, para o churrasco, menos é mais. O churrasquinho dispensa o uso de muitos temperos para ficar saboroso, sendo suficiente somente o uso de sal grosso.

Intensidade e altura da carne no fogo

Muito se engana quem pensa que basta acender o fogo na churrasqueira e colocar a carne para assar para garantir o preparo do churrasco. Isso porque, ao levar a carne ao fogo antes das brasas estarem totalmente quentes, a liberação inicial da fumaça vai toda para a carne, provocando um sabor bem desagradável. Por isso, a carne só deve ser levada ao fogo quando as brasas já estiverem bem quentes.

Porém, o fogo não deve estar alto no momento de assar a carne, deve estar em altura média, para não queimar a carne por fora e deixá-la mal-passada por dentro.

A altura da carne na churrasqueira também interfere na sua maciez e suculência. A altura de 15cm acima da brasa fará apenas com que a sua carne fique grelhada, mas, se você deseja que ela seja assada, é melhor prepará-la por cerca de 60cm, em pedaços relativamente grandes.

Espetos

O ideal é que fiquem de 3 a 4cm de distância entre si, para que o caldo das peças mais gordurosas possa escorrer livremente.

Acompanhamentos para o churrasco gaúcho

Indiferente se o churrasco for aquele raiz, assado em de fogo de chão ou em uma moderna churrasqueira rotativa, ou ainda apenas um simples churrasquinho de espetinho, acredite, o bom e tradicional churrasco gaúcho não é feito somente de carnes.

Há uma série de acompanhamentos que, juntos, formam uma espécie de combinação perfeita, que inclui aperitivos, salada, farofa, pão com alho, entre outros. Ficou com água na boca? Então confira a seguir os principais acompanhamentos para o churrasco gaúcho:

Farofa de mandioca refogada no bacon:

Acompanhamento para todas as carnes, especialmente as mais gordurosas. Seu preparo com farinhas mais cruas e finas, promovem maior umidade.

Salada de tomate:

Por ser úmido e saboroso, o contraste entre os sabores do tomate e da carne promovem um sabor maravilhoso. Normalmente temperado com vinagre, azeite, cebola e sal.

Maionese:

Há quem diga que batata com maionese não é salada, mas há controvérsias. A maionese é quase um patrimônio do churrasco gaúcho. Inclui batatas cozidas, creme de maionese e um pouco de vinagre, que, eventualmente, é acompanhada por outros temperos como salsinha, cebolinha, cebola ou até milho, tomate etc.

Abacaxi assado com canela:

A acidez do abacaxi preparado no espeto acompanha qualquer uma das carnes escolhidas para o churrasco. Ao retirá-lo da churrasqueira e complementá-lo com canela, proporciona um sabor agridoce.

Pão de alho:

O pão recheado com pasta de alho e azeite, assado na churrasqueira, é o petisco ideal enquanto espera-se pela carne assar no fogo. Suas variações de preparo incluem queijo, requeijão, linguiça, tomate e muito mais.

Bebidas:

É difícil escolher um tipo de bebida para aquele churrasquinho. A preferência é variada e vai de cerveja, vinhos, caipirinha, whisky, e até mesmo alguns drinks.

Qual faca usar?

Além da escolha dos cortes de carnes mais adequados para o churrasco, um bom assador que se preze precisa estar munido de uma ótima faca, a legítima faca de assador, que é feita justamente para este propósito, para lidar com as carnes e tudo o que envolve o churrasco, porque fazem toda a diferença na hora dos cortes.

As facas produzidas pela Costa e Fio são perfeitas para realizar um churrasco impecável, produzidas em aço inox, tratadas termicamente e com acabamento refinado. Os cabos proporcionam boa empunhadura e durabilidade ao produto. Além disso, contar com uma boa chaira para afiar é essencial.

Conheça as linhas POP, Profissional e Premium e chairas da Costa e Fio e veja o quanto seu churrasco ficará ainda mais prazeroso ao ser realizado com os utensílios mais adequados.

setembro 19, 2022 < a href="https://metalurgicacostaefio.com.br/author/costaefio/" title="Visualizar todas as postagens por Equipe Costa e Fio" rel="author">Equipe Costa e Fio Dicas & Sugestões, gastronomia