Por que vender marmita é um bom negócio? – Metalúrgica Costa e Fio
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janeiro 23, 2023

Por que vender marmita é um bom negócio?

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O setor de alimentação apresenta um ótimo crescimento para o ramo de marmitas. A busca por sabor caseiro, saúde, praticidade e economia levam muitos brasileiros a optar pelo consumo de marmitas, que estão cada vez mais diferenciadas e atentas às preferências de públicos variados e diferentes tendências alimentares, como marmita vegana, marmita fit, marmita orgânica, etc.

Quer saber mais como lucrar vendendo marmitas? Confira a seguir o que é preciso para se destacar e faturar nessa área!

Uma pesquisa realizada em 2021, pela Fispal Food Service em parceria com a consultoria FGV Jr., intitulada “O Futuro do Food Service” divulgou que o consumo de marmitas se popularizou no Brasil durante a pandemia, e 41,6% das pessoas que responderam a pesquisa, passaram a consumir mais marmitas desde o início da pandemia e dessas, 82,5% afirmaram que continuarão consumindo.

O mercado de marmitas proporciona muitas oportunidades e, por ser amplo e diversificado, possibilita atender dois segmentos de públicos bem distintos, que buscam pontualmente: marmitas frescas/quentinhas, para consumo na hora, e marmitas congeladas.

Por que é um bom negócio

Se você está buscando um negócio para investir, saiba que o mercado de marmitex está em alta, independentemente do nicho/especialidade oferecida. Mas antes de se aventurar neste mercado, é muito importante que seja feita uma análise detalhada de cada particularidade que envolverá o seu negócio, como informações sobre o mercado, conhecer melhor a concorrência, a segmentação de atuação, etc.

Como o negócio de marmitex está em ascensão e deverá continuar por muito tempo, investir nesse mercado é grande oportunidade para fazer bons negócios, principalmente se você pretende seguir um nicho específico, como marmitas veganas, marmita fitness, orgânica, etc.

Mas lembre-se: O sucesso do seu negócio de marmitex dependerá da combinação equilibrada de qualidade, sabor, custo-benefício e outros diferenciais que atraiam e fidelizem sua clientela.

O que colocar na marmita

Se você busca se diferenciar no mercado de marmitex, e ampliar sua clientela, atendendo diferentes públicos, saiba os principais nichos alimentares que você pode atender ou se especializar.

Marmita fit: Costumam ser bastante atrativas, especialmente para o público que busca o emagrecimento, ganho de massa ou ter uma vida mais saudável. Esse tipo de marmita é caracterizado por ter baixo teor de carboidrato e alto teor de proteínas.

Marmita vegetariana: Com o aumento da adesão de cada vez mais pessoas ao vegetarianismo, a marmita vegetariana não deve conter nenhum tipo de carne.

Marmita vegana: É uma tendência alimentar mais radical do que a vegetariana, pois aqui as pessoas não consomem nenhum tipo de alimento de origem animal e derivados.

Marmita low carb: Excluem totalmente os carboidratos da alimentação e por esse motivo, são muito procuradas pelos alérgicos ao glúten.

Outra dica importante é que você tente entender as restrições dos seus clientes. Permita que o seu cliente possa enviar mensagens com produtos que pode ou não consumir, com a possibilidade de personalizá-las.

Quanto cobrar?

Para que o seu negócio de marmitas seja um grande sucesso, além da qualidade, é fundamental que você saiba calcular o valor de cada marmita. Afinal, precificar seu produto com valor muito elevado pode afastar os clientes e se for muito baixo, pode ter prejuízo. Antes de mais nada, analise seus custos, o valor praticado pela concorrência e o quanto o cliente está disposto a pagar.

E lembre-se que tudo dependerá também da quantidade de comida e ingredientes utilizados na produção da refeição.

Delivery de Marmita

É muito importante você decidir se irá ou não oferecer serviço de delivery, porque esta decisão pode fazer toda a diferença para o seu negócio e para seus clientes.

O serviço de entrega de marmitas trouxe comodidade para as pessoas que não tem como se ausentar do ambiente de trabalho ou se deslocar para buscar sua comida. E isso pode aumentar o faturamento do seu negócio, fidelizando o cliente que procura por mais praticidade.

Porém, a garantia de sucesso do serviço de entrega só será possível se todo o processo for feito com bastante cuidado. Para adicionar esse serviço ao seu negócio de marmitex, é preciso:

– Planejar: Avalie seu controle financeiro e defina o quanto você terá que aplicar inicialmente para contratar entregadores, investir em embalagens apropriadas para o transporte e divulgar o novo serviço.

– Foque na higiene: Independentemente de ser para entrega ou para consumir no local, a higiene é um fator primordial para o sucesso do seu negócio de marmitas. Uma marmita de qualidade consegue transparecer qualidade, credibilidade e confiança para os seus clientes.

– Defina seu público-alvo: Essencial para todo tipo de negócio, porque pode direcionar serviços exclusivos para empresas, escolas e empresas terceirizadas.

Como aumentar as vendas de marmitas?

Confira algumas estratégias que podem melhorar ainda mais os seus resultados, valorizando sua marca e atraindo cada vez mais clientes:

  • Criação de um aplicativo para o cliente escolher todos os ingredientes que irão compor a sua marmita, com a possibilidade de personalizá-la.
  • Ofereça diferentes formas de pagamento;
  • Ofereça um cardápio variado;
  • Monte planos ou pacotes semanais ou mensais;
  • Monte um plano fidelidade.

Invista em bons equipamentos

E lembre-se sempre de apostar no sabor/tempero e atendimento de qualidade. O que conquista os fregueses é o equilíbrio da qualidade e de sabor na mesma proporção.

Por isso, conte com equipamentos de qualidade em sua cozinha, afinal de contas, eles serão a base do seu sucesso, para garantir agilidade no preparo de suas receitas.

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