Guia Completo: Como cortar e limpar peixes inteiros para preparos deliciosos. – Metalúrgica Costa e Fio
Close

março 29, 2024

Guia Completo: Como cortar e limpar peixes inteiros para preparos deliciosos.

peixes

A sua família segue a tradição de comer peixe na Sexta-Feira Santa? A Costa e Fio te ensina a preparar o peixe para sua receita.

 

A tradição de comer peixe na Sexta-Feira Santa tem suas raízes na religião católica, mas se tornou um costume das famílias, independente da fé. Na semana que antecede a Páscoa, em várias cidades é comum encontrar feiras que oferecem uma variedade de peixes frescos, inclusive inteiros.

 

Por isso, hoje trazemos um guia completo para você cortar e limpar esses peixes em casa, de forma correta e evitando possíveis contaminações. A tarefa pode parecer bem trabalhosa, mas com cuidado e o uso de facas apropriadas é possível preparar uma refeição deliciosa para sua família.

 

Tudo começa com a escolha da receita, uma vez que o corte do peixe muda, sendo ele cozido, assado ou frito. Se a opção for moqueca, o recomendado é deixar os pedaços em postas. Caso a escolha seja de assar, o melhor formato é o peixe inteiro ou apenas cortado ao meio. Se optar por uma fritura, será preciso fazer filés, o que requer um pouco mais de habilidade.

 

O processo básico costuma ser o mesmo para a maioria dos peixes, mas podem ocorrer variações dependendo do tipo de pescado escolhido. Por isso, não deixe de tirar a pele e as espinhas do peixe, independente da receita escolhida.

 

Como começar a limpar?

 

Para iniciar a limpeza do peixe, é necessário contar com utensílios básicos, como uma tábua de corte, uma faca, se possível específica para peixe, e uma chaira Costa e Fio para manter a lâmina da faca sempre afiada. Siga esses passos:

 

  1. Separe as escamas

 

Em primeiro lugar, retire todas as escamas com a ajuda de um escamador ou raspe com as “costas da faca”, na direção oposta a que se formam – do rabo para a cabeça, em movimentos rápidos e ao mesmo tempo curtos, assim a pele do peixe não fica prejudicada. Após essa etapa, faça a lavagem do peixe até que ele fique sem nenhuma escama. Não esqueça de limpar o suporte usado, assim nenhuma sujeira ficará na carne.

 

  1. Remova os órgãos

 

Nessa etapa, você deve abrir a barriga do peixe para retirar os órgãos internos, que não serão usados. Retire toda a parte interna com cuidado, assim a carne fica preservada. Depois disso, passe novamente o alimento em água corrente para uma maior higiene. Se está em dúvida de como tirar espinhos do peixe, a faca deve ser passada para tirar aqueles que ficam na barriga e caixa abdominal.

 

  1. Corte o restante da carne

 

Depois de fazer o corte na barriga do peixe, passe a faca bem perto da espinha, para que não sobre nenhuma carne junto do espinho. Aqui, outro corte precisa ser feito na parte das costas, com a faca cortando a parte que liga o alimento à espinha. Assim, o processo de como limpar peixe está quase pronto.

 

4.Lave o peixe

 

Quando todas as escamas foram retiradas, coloque o alimento embaixo da torneira ou deixe mergulhado em um recipiente com água gelada, assim há garantia de que nenhuma escama fique sobrando. Este é o momento de cortar, de acordo com a receita que você escolheu. Para retirar um filé, deixe correr a lâmina da faca entre a carne e as espinhas centrais do alimento e faça filetes da carne. Depois disso, use uma pinça para retirar as espinhas que ainda ficaram e se quiser, pode deixar o peixe sem pele também.

 

E pronto! Este é o momento de adicionar o peixe a uma receita incrível!